sábado, 27 de março de 2010

Crenças ou atitudes

6.
discordo;concordo; concordo; discordo; discordo muito; concordo muito

Qual terá maior influência no processo da aprendizagem, nature (relacionada com factores hereditários) ou nurture (relativa à influência do meio ambie

5. Tanto os factores hereditários/nature como os factores do meio/nurture têm uma grande influência no processo da aprendizagem. Esta influência não se exerce de modo linear e quantificável, mas existe uma grande interacção entre os dois factores. O meio estimula ou potencia as características determinadas geneticamente, por outro lado isto só acontece se existir uma estrutura interna (hereditária/genética) sensível a essa acção.
Esta interacção existe mesmo antes do nascimento, de tal modo que não é possível afirmar onde começa a influência de um dos factores e onde acaba a do outro, logo não faz sentido os separar, uma vez que um não existe sem o outro.

A história de Victor de Averon foi apresentada no filme "O Menino Selvagem"


4. No processo de desenvolvimento humano, os factores hereditários /inatos apenas se concretizam se existir um meio que os estimule. Por outro lado, também não é possível efectuar determinadas aprendizagens no meio onde se está inserido, se não houver capacidade interna que o permita. Existem períodos de tempo nos quais o organismo tem a possibilidade de desenvolver determinadas capacidades e aprendizagens, mediante estimulação do meio. Esse período quando ultrapassado, como no caso do Menino selvagem, sem que o meio o tenha permitido, dificilmente se irão desenvolver da mesma maneira, mas de um modo insuficiente.
No caso do menino consegui apenas algumas aquisições, mas não as adequadas à sua idade. Apenas os processos mais simples de desenvolvimento podem ser atribuídos à influência hereditária, como os reflexos inatos, no entanto, com a relação com o meio, alguns desaparecem.

Watson, proclamou a sua famosa frase:"Dêem-me um bebé e eu farei dele o que quiser, um ladrão ou um juiz..."


3. Watson foi um dos defensores da corrente behaviorista. Segundo ele o objecto de estudo da Psicologia é o comportamento, não considerando os pensamentos, sonhos ou emoções inerentes ao comportamento e que não sejam observáveis. Tem como objectivo perceber como se processa a aprendizagem dos comportamentos: como se adquirem, mantêm e desaparecem e para isso utiliza o método experimental.
Defende que a aprendizagem do comportamento ocorre através da associação entre estímulos ambientais objectivamente observáveis e respostas também elas observáveis, logo estímulos positivos levam a respostas positivas e vice-versa.

Estudos de Goddard de duas linhagens de dois ramos da família Kallikak


2. Goddard nos seus estudos tentou provar que o factor da hereditariedade, no caso da família os “maus”, sendo a mãe demente teve influência no desenvolvimento dos filhos dando origem a descendentes com baixo nível de inteligência. Goddard, criou a teoria do Q.I. hereditário, defendendo a ideia de que o factor hereditário/inato predomina às diferenças culturais.

Ritmos diferentes de desenvolvimento (espécie humana/animal)

1. A criança sendo na sua totalidade psicobiossociológica, o seu desenvolvimento tem de ter em conta vários factores: biológicos, neuropsicológicos, motores, cognitivos e sociais. Existe uma interacção entre a componente biológica e ambiental nos diferentes ritmos de desenvolvimento (humano/animal).
No desenvolvimento humano existe uma predeterminação genética da estrutura biológica, contudo, o desenvolvimento depende das oportunidades proporcionadas pelo meio onde se desenvolve e está inserido. Por outro lado, também não é possível efectuar determinadas aprendizagens se não houver uma capacidade interna que o permita. A criança com dois anos não tem o mesmo desenvolvimento dos músculos e da aquisição da mobilidade que os animais. No entanto os animais, devido ao meio onde se desenvolvem adquirem mais rapidamente essas competências. Darwin, na obra A Origem das espécies pela selecção natural, 1859, afirma que a “vida é um processo de adaptação permanente. Os organismos adaptam-se ao meio com o objectivo de sobreviverem”.

Resumo

O indivíduo é uma totalidade psicobiossociológica. O desenvolvimento humano é um processo complexo, resultante de factores psicológicos, biológicos, sociais e culturais, em permanente evolução e ao longo de toda a vida. É através de estádios de desenvolvimento que é contextualizada a evolução humana, permitindo deste modo uma adaptação do sujeito ao meio. O desenvolvimento visa uma adaptação progressiva e integrativa do sujeito ao meio.
No processo de desenvolvimento humano surge a influência do meio e da hereditariedade como factores determinantes. Existem correntes que defendem os factores da hereditariedade, sendo que os factores inatos/genéticos dominam sobre o efeito dos factores ambientais. Outras correntes defendem a posição inversa: factores do meio determinam o desenvolvimento, sendo que impera o factor, social/adquirido.
Existem várias teorias explicativas do desenvolvimento humano: psicanalítica, behaviorista, cognitivista e humanista, cada uma com um fundador ou defensor, um método, um objecto de estudo específico e um contributo para o estudo da Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

sábado, 13 de março de 2010

Bem vindos ao Blogue


Olá colegas;
é com muito gosto que vos apresento o meu blogue
Cumprimentos
Sandra Rosado Marques