O indivíduo é uma totalidade psicobiossociológica. O desenvolvimento humano é um processo complexo, resultante de factores psicológicos, biológicos, sociais e culturais, em permanente evolução e ao longo de toda a vida. É através de estádios de desenvolvimento que é contextualizada a evolução humana, permitindo deste modo uma adaptação do sujeito ao meio. O desenvolvimento visa uma adaptação progressiva e integrativa do sujeito ao meio.
No processo de desenvolvimento humano surge a influência do meio e da hereditariedade como factores determinantes. Existem correntes que defendem os factores da hereditariedade, sendo que os factores inatos/genéticos dominam sobre o efeito dos factores ambientais. Outras correntes defendem a posição inversa: factores do meio determinam o desenvolvimento, sendo que impera o factor, social/adquirido.
Existem várias teorias explicativas do desenvolvimento humano: psicanalítica, behaviorista, cognitivista e humanista, cada uma com um fundador ou defensor, um método, um objecto de estudo específico e um contributo para o estudo da Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.
sábado, 27 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário